Pages

quarta-feira, 22 de junho de 2011

A história do Forró

Em divertida caricatura o G1 conta a história do forró. Segundo especialistas essa história é dividida em três momentos, os pioneiros com o forró tradicional, a segunda geração com o forró universitário e a terceira geração com o forró eletrônico.

Os Pioneiros - Forró Tradicional

Surgido em 1940 tem como característica a criação artística do universo rural do homem sertanejo, conhecido também como Pé de serra. Os principais nomes são: Luiz Gonzaga, que urbanizou o baião e o forró; e Carmélia Alves, a rainha do baião, que tocava o forró para a elite. Essa geração do forró deu continuidade ao forró tradicional desde os anos 1950 com nomes como: Dominguinhos, Marinês, Trio Nordestino, Jackson no Pandeiro e Pedro Sertanejo.


Segunda Geração - O Forró Universitário

Se divide em duas fases - a primeira a partir de 1975 e a outra desde os anos 1990. Refletem o início da urbanização e modernização do forró, mas com respeito a tradição, e ganha este nome por apelar ao público universitário. É fruto da junção do forró tradicional com a musicalidade do pop e do rock, especialmente por músicos da MPB regional que adotam o forró. Principais nomes da primeira fase: Alceu Valença, Zé Ramalho, Elba Ramalho, Geraldo Azevedo, Gilberto Gil, Jorge de Altinho e Nando Cordel. Principais nome da segunda fase: Falamansa, Trio Rastapé, Forroçacana. Em meio as duas fases nos anos 1980, alguns artistas regionais como Jorge de Altinho, Alcimar Monteiro e Petrúcio Amorim faziam um forró que podia ser chamado universitário, mas que se aproximavam mais com o forró tradicional.

Terceira Geração - O Forró Eletrônico

Surge nos anos 1990, também conhecido como Forró Estilizado ou Oxente Music, é caracterizado pela linguagem moderna, urbana, estilizada e visual, com muito brilho e iluminação, empregando equipamentos tecnológicos avançados. Dá destaque musical ao órgão eletrônico, que substitui a sanfona. Inspira-se na música sertaneja romântica, no romantismo dito brega (tecnobrega) e na axé music. A banda é composta em média por 16 integrantes, incluindo músicos e bailarinos. Principais nomes: Mastruz com Leite e Magníficos iniciaram a modernização, que evolui desde então a bandas mais radicalmente estilizadas como Aviões do Forró, Calcinha Preta, Caviar com Rapadura, Garota Safada. (Fonte: G1)

Eu diria que com o tempo o forró conseguiu regredir na originalidade e passou a ser muito mais de outros ritmos como sertanejo, brega e axé do que do próprio forró originário dos anos 1940.

0 comentários:

Postar um comentário