Pages

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Moda'


Um pouco de sua história
Vou começar explicando pra vocês o que é moda e o que essa palavra significa, pra que vocês comecem a perceber que moda não é um assunto tão fútil quanto muitos pensam.
Quando foi “criada” a palavra moda, modus, mode ou fashion, imagem, corpo, estilo, tendência, roupas, indumentária (arte ou história do vestuário), adorno, traje, beleza, entre outras palavras, estão ligadas ao sistema da moda. A moda como sistema teve seu início no final da Idade Média.
Os leigos vêem somente a superfície do assunto, não percebem que a moda é parte do contexto social e deve ser sim discutida, pode parecer besteira mas ela é diretamente influenciada por todos os aspectos e acontecimentos sociais e históricos.
O primeiro grande ícone de moda foi Luís XIV (o rei sol) no século XVII, devido a sua vaidade excessiva, e através dele a França tornou-se o grande cenário ditador da moda, que pra quem não sabe Paris é um dos palcos mais importantes para apresentação de novas tendências. Porém após a segunda metade do século XIX a Alta Costura surgiu através do inglês Charles Frederic Worth, a partir daí a roupa passou a ser assinada pelo seu criador e ganhou nova dignidade. Depois disso vieram o sistema prêt-à-porter, o surgimento dos grandes magazines, sempre atendendo as necessidades da sociedade de acordo com suas modificações, e assim tem sido até os dias atuais.
Enfim, a moda é muito mais do que aquilo que vemos nos desfiles. Mesmo apesar da banalidade que possa transparecer, foi ela o fator que mais contribuiu para tirar os homens de um mundo burocrático, abrindo um espaço público maior e mais livre para nós mulheres.

Beijoo e inté a próxima atualização,

3 comentários:

Stephanie Lima disse...

Nossa muito legalz saber que a moda começou com os homens, eles deveriam deixar os pre-conceitos e se ligar um pouco nela tbm. Vlw Lella.

Rafaella Albuquerque disse...

Poiiis é Tefiinhaa'
e outraa coisaa a modaa ajudoou para q nós possamos fiicaar mais livree' (:

Bem-vinda , Cα̲̲̽rol.⋆  ' disse...

Huum Gosteii....
Vlw Rahziinha

Postar um comentário